Mãe descobriu uma grave doença do filho ao tirar uma foto

Chloe Ross disse que depois que seu filho Cayson-Jay Palethorpe completou dois anos, ela notou que seu olho esquerdo parecia nublado e tinha um estrabismo, que ela apenas atribuiu a um 'olho preguiçoso'

A mãe de dois filhos disse que seu filho acabou recebendo um diagnóstico de retinoblastoma estágio E ‘desolador’ (Imagem: Kennedy News and Media)

Uma jovem mãe revelou como as fotos de seu filho despreocupado ‘escondem um segredo mortal’ – como o ‘brilho’ branco em seus olhos que ela confundiu com o flash da câmera acabou sendo câncer.

Chloe Ross disse que depois que seu filho Cayson-Jay Palethorpe completou dois anos, ela notou que seu olho esquerdo parecia nublado e tinha um estrabismo, que ela apenas atribuiu a um ‘olho preguiçoso’.

Mas quando se tornou visivelmente pior, o jovem de 22 anos pesquisou seus sintomas no Google e se deparou com ‘Retinoblastoma’, um tipo raro de câncer de olho que comumente afeta crianças pequenas, então procurou ajuda médica.


VEJA TAMBÉM:


A mãe de dois filhos disse que seu filho acabou recebendo um diagnóstico de retinoblastoma estágio E ‘de cortar o coração’ em junho, quando um tumor ‘extra grande’ foi detectado – tornando seu olho ‘não salvável’.

O pequeno Cayson teve seu olho removido antes de colocar uma prótese e a mãe em tempo integral estava “na lua” para receber a boa notícia na semana passada [12 de agosto] de que ele não precisará de mais nenhum tratamento.

A nova estudante de ciências sociais e saúde mais tarde voltou a fotos antigas e clipes de Cayson e notou um brilho prateado em sua íris de quando ele tinha apenas oito meses de idade, o que ela sabe ser um sinal revelador do câncer.

Depois de uma provação de montanha-russa, Chloe agora está interessada em aumentar a conscientização sobre os sintomas do retinoblastoma e pede aos pais que percebam qualquer alteração nos olhos de seus filhos que os examinem.

Chloe, de Birmingham, disse: “Essas fotos escondiam um segredo que poderia ser mortal se não fosse descoberto a tempo.

“Quando eu estava olhando online, eles disseram que eles têm um brilho nos olhos quando você tira fotos com flash e eu olhei para algumas fotos porque eu estava pensando ‘tenho certeza que ele tinha aquele brilho nos olhos’.

“Voltei e há fotos dele com apenas oito meses de idade que posso encontrar com esse brilho nos olhos.

“Toda a íris tinha um brilho e era um tipo de cor dourada e prateada quando tirei uma foto com o flash.

“Então ele teve isso por tanto tempo e eu não tinha ideia alguma.

“Quando eu tiro uma foto, às vezes o flash faz meus olhos ficarem engraçados e é isso que eu atribuo.

“Se eu não tivesse pesquisado no Google quando o fiz, teria esperado pela avaliação oftalmológica e poderíamos estar em um cenário muito pior do que estamos agora”.

A mãe em tempo integral descreveu Cayson como um garotinho ‘muito doce’ com uma personalidade enorme que adora fazer as pessoas rirem.

Ela disse que começou a notar que seu olho esquerdo era ligeiramente diferente do outro quando ele tinha dois anos.

Chloe disse: “Seu olho estava muito vidrado, parecia muito nublado e não era tão brilhante em comparação com o outro.

“E não houve muita reação a esse olho, não se moveu com o outro, houve um pequeno atraso.

“Eu atribuo isso a ele ter um olho preguiçoso.

“Eu mencionei minhas preocupações para uma visitante de saúde e ela fez um encaminhamento para um teste de audição e visão e a única coisa que ouvi foi o teste de audição, não o teste de visão.

“Eu pensei que talvez ele pudesse precisar de óculos ou um tapa-olho para endireitar o olho ou algo assim, nunca pensei que seria algo tão sério quanto foi.”

Chloe disse que recebeu uma ligação em abril do berçário de Cayson pedindo para buscá-lo porque seu olho estava vermelho e inflamado, então ela ligou para os médicos e enviou fotos, mas não teve resposta.

Cerca de quatro semanas depois, sua mãe notou que seu olho estava se deteriorando, então ela pesquisou seus sintomas no Google e a palavra ‘retinoblastoma’ surgiu.

A jovem de 22 anos visitou o clínico geral no dia seguinte, que a encaminhou para o Hospital Infantil de Bimingham.

Lá foi identificado que a retina esquerda de Cayson não estava mais ligada, o que significa que ele estava completamente cego daquele olho, o que pode ser devido a ele ter retinoblastoma ou doença de casacos.

Chloe voltou ao hospital na sexta-feira, 24 de junho, e depois de mais exames e testes, Cayson foi oficialmente diagnosticada com retinoblastoma.

Chloe disse: “Eles disseram que o olho dele não podia ser salvo e o pior resultado possível foi que ele teve que fazer uma enucleação [remoção do olho].

“Eu estava meio que esperando por isso. Eu apenas trabalhei para que isso fosse o que seria, quando ouvi as palavras, isso fez meu coração afundar.

“Eu simplesmente não conseguia parar de chorar. Me senti culpada.

“O hospital me disse que ele deveria ter feito exames quando tinha um ano de idade para esse tipo de coisa, e não houve exames.

“Sou uma mãe jovem – já não temos a menor idéia em comparação com algumas mães mais avançadas que já tiveram filhos e são um pouco mais velhas e entendem esse tipo de coisa.

“O cirurgião e o consultor disseram que acreditam que ele pode precisar de quimioterapia por causa do tamanho do tumor, o cirurgião disse que era um dos maiores que eles viram em muito tempo.

“Em suas anotações, dizia que o tumor era ‘extra grande’.”

Depois que Cayson recebeu colírios dilatadores, a pressão em seu olho ficou muito alta e ele ficou muito mal, então foi mantido no hospital por uma semana antes de sua operação, pois estava apresentando sintomas de disseminação do tumor.

Felizmente, uma ressonância magnética na sexta-feira, 8 de julho, confirmou que não era o caso e ele teve o olho removido na terça-feira seguinte.

Foi então enviado para a patologia para determinar se ele precisava ou não fazer quimioterapia e Chloe recebeu a boa notícia na semana passada [12 de agosto] de que ele não precisava.

Chloe disse: “Ele tecnicamente recebeu a liberação agora.

“Ele ainda terá que fazer check-ups o tempo todo para o outro olho e para que sua prótese ocular seja removida e substituída à medida que cresce.

“Eu estava chorando. Eu estava na lua que ele não precisava passar por mais sofrimento do que ele já passou.

“Essa operação simples basicamente salvou sua vida e o tornou dez vezes melhor.

“Ele está feliz e está aprendendo muito mais porque não está com dor e podemos começar a seguir em frente.

“Ele está de volta ao seu estado feliz e atrevido agora. Ele é brilhante e agora está prosperando.

“Se você vê um brilho nos olhos, eles estão apertando muito os olhos, têm olhos nublados ou geralmente sempre parecem estar com dor, mas não podem dizer que estão com dor ou sempre reclamando de dor de cabeça.

“Esse tipo de coisa deve ser verificada porque pode ser sinal de retinoblastoma.”

O que é Retinoblastoma?

O retinoblastoma é um tipo raro de câncer de olho que pode afetar crianças pequenas, geralmente com menos de cinco anos.

Se for detectado precocemente, o retinoblastoma geralmente pode ser tratado com sucesso. Mais de nove em cada dez crianças com a doença são curadas.

O retinoblastoma pode afetar um ou ambos os olhos. Se afetar ambos os olhos, geralmente é diagnosticado antes que a criança tenha um ano de idade. Se afetar um olho, tende a ser diagnosticado mais tarde (entre os dois e três anos de idade). É incomum que o retinoblastoma progrida despercebido além dos 5 anos de idade.

Os sinais e sintomas de retinoblastoma incluem: Um reflexo branco incomum na pupila, um estrabismo, uma mudança na cor da íris, um olho vermelho ou inflamado ou visão deficiente – como seu filho pode não focar em rostos ou objetos, ou podem não ser capazes de controlar seus movimentos oculares.