O câncer é uma doença na qual células em uma parte específica do corpo crescem e se reproduzem descontroladamente. Essas células cancerosas invadem e destroem o tecido saudável circundante, incluindo os principais órgãos.
Ocasionalmente, o câncer pode começar em uma parte do corpo, mas depois começar a se espalhar para outras áreas – isso é conhecido como metástase.
Um novo estudo, publicado na revista The Lancet, descobriu os maiores fatores de risco de estilo de vida para o câncer.
De acordo com o estudo, 44,4% de todas as mortes por câncer podem ser atribuídas a fatores de risco evitáveis em 2019. Na pesquisa, o tabagismo , o consumo de álcool e a obesidade foram considerados os maiores fatores de risco naquele ano.
O tabagismo assumiu a liderança como o maior fator de risco, respondendo por 33,9%, com base em pesquisas com 10 milhões de pessoas que morreram de câncer.
Co-autor sênior do estudo, Christopher Murray disse: “O fardo do câncer continua sendo um importante desafio de saúde pública que está crescendo em magnitude em todo o mundo”.
Aqui vamos dar uma olhada nos três maiores fatores de risco.
Excesso de peso
De acordo com a Câncer Research UK, “evidências científicas robustas mostram que estar acima do peso ou obeso aumenta o risco de 13 tipos diferentes de câncer“.
A obesidade aumenta o risco dos seguintes cânceres:
- Mama e intestino (dois dos tipos mais comuns)
- Pancreático, esofágico e da vesícula biliar (três dos cânceres mais difíceis de tratar)
- Útero e ovário
- Rim, fígado e estômago superior
- Mieloma ( sangue)
- Meningioma (um tipo de tumor cerebral)
- Tireoide
Fumar é considerado um dos fatores que mais causa câncer
Fumantes são 15 a 30 vezes mais propensos a ter câncer de pulmão, ou morrer dele, do que pessoas que não fumam, alerta os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)
Isso inclui aqueles que fumam apenas alguns cigarros por dia ou fumam ocasionalmente.
Os produtos químicos dos cigarros danificam o DNA e também tornam mais difícil para as células repararem qualquer dano ao DNA.
Fumar também danifica as partes do DNA que nos protegem da doença.
Álcool
O álcool pode causar sete tipos diferentes de câncer – incluindo de mama, boca e intestino.
“O álcool se decompõe em um produto químico nocivo e também pode afetar os sinais químicos do nosso corpo, tornando o câncer mais propenso a se desenvolver”, diz Research.
A instituição de caridade de saúde acrescentou: “O álcool se decompõe em um produto químico nocivo e também pode afetar os sinais químicos do nosso corpo, tornando a doença mais propenso a se desenvolver”.
Se você tiver algum sintoma da doença ou algo que não seja normal para você, consulte seu médico.