Pelo menos 29 pessoas morreram depois que um avião militar caiu e se partiu em chamas no sul das Filipinas.
A aeronave de transporte Lockheed C-130 da Força Aérea Filipina com 92 pessoas a bordo caiu em Patikul, na província de Sulu, após um acidente ao pousar na ilha de Jolo, informou a Força Aérea.
Um total de 29 corpos já foram recuperados e pelo menos 40 pessoas foram resgatadas e agora estão sendo tratadas no hospital, confirmaram as autoridades.
Temia-se que o número de mortos aumentasse à medida que os esforços desesperados de resgate continuassem.
Fotos da cena do acidente na manhã de domingo mostraram brilhantes chamas laranja e uma espessa fumaça cinza saindo dos destroços da aeronave entre as árvores.
Uma grande coluna de fumaça preta subiu para o céu azul.
Um vídeo dramático na cena do crime mostrou nuvens de fumaça subindo enquanto a comoção e tosse podiam ser ouvidos ao fundo.
O ministro da Defesa disse à Reuters que o avião transportava 92 pessoas, incluindo três pilotos e cinco outros tripulantes.
O chefe militar Cirilito Sobejana disse que o avião “perdeu a pista ao tentar recuperar o poder”.
Fumaça cinza espessa vista subindo no ar
Um porta-voz militar, o coronel Edgard Arevalo, disse que não havia indicação de qualquer ataque ao avião, mas que a investigação do acidente não havia começado e os esforços atualmente estão concentrados em resgate e tratamento.
O avião caiu em uma área onde as tropas há muito tempo lutam contra militantes islâmicos.
Sobejana disse que o avião caiu a poucos quilômetros do aeroporto de Jolo às 11h30 (0330 GMT) e estava transportando soldados.
“No momento, estamos atendendo os sobreviventes que foram levados imediatamente para o hospital da estação da 11ª Divisão de Infantaria em Busbus, Jolo, Sulu”, disse ele.
Helicópteros foram enviados para transportar os feridos ao hospital.
A Al Jazeera disse que o C-130 é um dos aviões recém-adquiridos pela Força Aérea das Filipinas.
A área onde o trágico acidente aconteceu foi considerada “o lar de uma das enormes bases militares das Filipinas”.
O incidente aconteceu no desembarque na Ilha Jolo
A aeronave Lockheed C-130H Hercules, matrícula 5125, havia chegado às Filipinas recentemente.
Foi uma das duas aeronaves concedidas pelo governo dos EUA por meio da Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa, de acordo com um anúncio do site do governo em janeiro.
Ele citou um porta-voz da Força Aérea dizendo que a aeronave forneceria capacidade aprimorada para missões de transporte aéreo pesado.
O site C-130.net disse que o avião que caiu voou pela primeira vez em 1988.
O modelo é um burro de carga para as forças armadas em todo o mundo.
O incidente ocorreu depois que foi relatado que um avião particular caiu no Haiti, matando todas as seis pessoas a bordo, incluindo dois missionários americanos.
O avião caiu na noite de sexta-feira, em um vôo curto de um aeroporto de Porto Príncipe para a cidade costeira de Jacmel, no sul do país, informou o Escritório Nacional de Aviação Civil.
A causa do desastre não foi conhecida imediatamente, mas informou que o avião caiu contra uma montanha.