O festival da carne de cachorro começa na China, apesar dos protestos – com 5.000 para serem abatidos

Os ativistas estão tentando desesperadamente encenar lances de resgate enquanto caminhões cheios de vira-latas invadem a cidade (Imagem: AFP via Getty Images)

Os ativistas na China não conseguiram bloquear o início de um festival de carne de cachorro no qual 5.000 animais serão abatidos nos próximos 10 dias.

Ativistas dos direitos dos animais que consideram o evento um “risco para a saúde pública” esperavam que um apelo ao governo do país garantisse um adiamento de última hora para milhares de cachorros.

Mas os vendedores no Yulin Dog Festival já foram fotografados vendendo filhotes abatidos em Yulin, na província de Guangxi.

Oito barracas foram encontradas por ativistas no mercado de Dongkou e mais 18 no mercado de Nanqiao, de acordo com a Humane Society International.

No início desta semana, os ativistas conseguiram pegar um caminhão que se dirigia para Yulin e resgatar os vira-latas aterrorizados que estavam lá dentro.

Mas outro caminhão também seguido pelos ativistas escapou.

Um açougueiro assa um cão abatido em um matadouro em Yulin (Imagem: REUTERS)

O ativista chinês pelos direitos dos animais Zhao, que dirige a instituição de caridade NoToDogMeat em Hebei, está coordenando os esforços de resgate.

As intervenções funcionam através de uma brecha legal em que motoristas de caminhão, que normalmente não possuem os certificados relevantes para o transporte de animais na China, entregam os filhotes para evitar processos judiciais.

Julia de Cadenet, CEO da instituição de caridade NoToDogMeat, que ela começou em Londres há 10 anos, disse: “Até agora os caminhões eram pequenos, o que nos diz que eles estão tentando esconder o fato de que os cães estão sendo transportados.

Os ativistas não conseguiram bloquear o festival, apesar das tentativas desesperadas de resgatar os vira-latas (Imagem: REUTERS)

“As autoridades de Yulin deixaram claro que o abate de animais vivos agora é ilegal e as pessoas enfrentarão multas pesadas. Estamos pedindo a eles que façam cumprir esta nova lei com urgência.

“Todos os nossos relatórios irão para o Ministério da Agricultura da China, que declarou que os cães são amigos, não comida.”

As autoridades afirmam que há postos de controle nas rodovias para impedir a entrada de caminhões de cães, mas ativistas locais insistem que os veículos ainda estão passando, de acordo com a HSI.

Ele vem enquanto o mundo continua a lutar para combater a pandemia do coronavírus , que se diz ter começado em um mercado de venda de animais em Wuhan, há mais de 18 meses.

O ativista local Xiong Hu disse: “Parar a chegada de caminhões com cães deveria ser uma prioridade para as autoridades de Guangxi por conta dos riscos de doenças e crueldade contra os animais.

“Caminhões e mais caminhões de cães doentes e moribundos têm vindo a Yulin nas últimas semanas, e as autoridades locais simplesmente não fazem nada para impedi-los.

“Depois de tudo o que a China passou com a Covid-19, você pensaria que os governos nacionais e regionais reprimiriam duramente o comércio ilegal e imundo de carne de cachorro para impedir os riscos à saúde pública decorrentes desse comércio desnecessário.”

Uma petição iniciada pelos principais grupos de direitos dos animais do país, que pede uma ação sobre o festival e o comércio de carne de cachorro, foi enviada ao ministro da Saúde pública e ao ministro da Agricultura da China, bem como ao secretário do partido de Guangxi e ao prefeito de Yulin.

Enquanto isso, o Dr. Peter Li, especialista da HSI na política de bem-estar animal da China, aplaudiu o progresso do país depois que Shenzhen e Zhuhai se tornaram as primeiras cidades do continente a proibir a venda e o consumo de carne de cachorro e gato.

Mas ele advertiu: “Este comércio pode ser uma bomba-relógio para zoonoses [doenças que podem passar dos animais para os humanos] e surtos epidêmicos.

“A saúde pública e a segurança de 1,4 bilhão de pessoas na China nunca podem ser avaliadas abaixo do interesse do pequeno número de comerciantes de carne de cachorro.”

4 comments

  1. Esses demônios deveriam ser todos mortos da mesma maneira que mataram e matam essas criaturas maravilhosas, que são os anjos da nossa vida.
    Que Deus não tenha misericórdia desses demônios.

  2. Gostaria que fizessem com esses demônios o que eles fazem com essas criaturas maravilhosas. Simplesmente os cães são os anjos da nossa vida.
    Esses demônios tem que ser punidos e que Deus não tenha misericórdia deles.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *