A Amazon diz que Jeff Bezos vai renunciar ao cargo de presidente-executivo da empresa que fundou há mais de 25 anos.
A empresa revelou que o chefe da Amazon Web Services, Andy Jassy, assumirá o cargo, enquanto Bezos se tornará o presidente executivo.
A notícia chega no momento em que a empresa anuncia seu terceiro lucro recorde consecutivo e vendas trimestrais acima de US $ 100 bilhões (£ 73 bilhões) pela primeira vez.
Bezos, que começou a empresa como um livreiro na Internet, disse em uma nota aos funcionários postada no site da Amazon: “Como presidente executivo, continuarei envolvido em iniciativas importantes da Amazônia, mas também terei o tempo e a energia de que preciso para me concentrar no Fundo do primeiro dia , o Fundo Bezos Earth, Blue Origin, The Washington Post e minhas outras paixões. “
Ele acrescentou: “Nunca tive mais energia e não se trata de me aposentar”.
De março a junho de 2020, Bezos viu sua riqueza aumentar em cerca de US $ 48 bilhões (£ 35 bilhões).
Em agosto, Bezos se tornou a primeira pessoa a ultrapassar um patrimônio líquido de US $ 200 bilhões (£ 149 bilhões), tornando-o o homem mais rico do mundo.
Ele é atualmente o segundo homem mais rico do mundo depois de ser ultrapassado por Elon Musk.
Desde o início do surto de coronavírus , os consumidores têm recorrido cada vez mais à Amazon para entrega de alimentos básicos e suprimentos médicos.
A Amazon recrutou mais de 400.000 trabalhadores a mais e registrou lucros recordes consecutivos.
Com seus depósitos abertos, a Amazon teve outro feriado recorde, superando as estimativas de vendas em lojas online, vendas de assinaturas, vendas de serviços de terceiros, como armazenamento e outras vendas para comerciantes em sua plataforma.
Um aumento na receita veio da mudança do primeiro dia do evento de marketing da Amazon – geralmente em julho – para outubro, prolongando a temporada de compras natalinas.