A Polícia Militar de São Paulo afastou um dos policiais envolvidos na agressão a pessoas durante um velório na cidade de Bauru, interior do estado. O incidente ocorreu na última sexta-feira (18), durante a cerimônia de despedida de dois jovens, Guilherme Alves de Oliveira, 18 anos, e Luís Silvestre da Silva Neto, 21 anos, que morreram em confronto com a PM na noite anterior, na comunidade do Jardim Vitória.
Nas imagens que circulam nas redes sociais, gravadas por celular, é possível ver um dos policiais jogando ao chão a mãe de Guilherme, enquanto ela tentava proteger outro filho, de 28 anos. O rapaz teria questionado a presença dos policiais no local e acabou detido sob acusação de desacato. VEJA O VÍDEO:
A Ouvidoria da Polícia Militar emitiu uma nota lamentando o ocorrido e solicitou uma apuração rigorosa por parte da Corregedoria da PM. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, foi aberto um Inquérito Policial Militar para investigar a conduta dos policiais envolvidos. “Um dos agentes já foi afastado das atividades operacionais, e as investigações seguem em andamento”, informou a SSP.
A Secretaria também destacou que a Polícia Militar “não compactua com excessos” e que as ações vistas no vídeo não refletem os padrões da instituição.
Os jovens que estavam sendo velados morreram em um confronto com policiais do 13º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) em uma área de mata na comunidade Jardim Vitória. A operação policial que resultou nas mortes ainda está sob investigação.