A última tentativa da Nasa de enviar Artemis 1 para a Lua foi cancelada no último momento, após um vazamento de seu suprimento de combustível.
O foguete deveria decolar em sua missão de 42 dias na segunda-feira, 29 de agosto, antes que a missão fosse atrasada em T menos 40 minutos , pois os engenheiros detectaram um sangramento de energia e o lançamento foi finalmente cancelado.
O Unmanned Artemis 1 estava programado para decolar esta tarde de sua base em Cabo Canaveral, na Flórida, mas seu lançamento foi novamente cancelado quando a agência espacial confirmou que outro vazamento acabou com as esperanças de chegar à Lua.
A Nasa escreveu em seus canais sociais: “A missão #Artemis I à Lua foi adiada.
“As equipes tentaram corrigir um problema relacionado a um vazamento no hardware que transferia combustível para o foguete, mas não tiveram sucesso”.
Ele havia escrito anteriormente: “Durante o tanque da missão #Artemis I, um vazamento se desenvolveu no lado da alimentação da desconexão rápida de 8 polegadas ao tentar transferir combustível para o foguete.
“As tentativas de corrigi-lo até agora não foram bem sucedidas. Aguarde atualizações.”
O controle de lançamento da Nasa disse aos observadores de sua página no YouTube que a missão havia sido cancelada durante o dia, pois as equipes não conseguiram consertar um vazamento de hidrogênio.
Ele acrescentou que “o veículo está seguro”, embora ainda não haja uma atualização sobre quando a missão tentará pela terceira vez chegar à Lua.
Outro acrescentou: “Espero que a próxima tentativa seja bem-sucedida. Quando um carro novo é lançado, ele é testado centenas de vezes no laboratório e no ambiente de teste.
“Um projeto desse tamanho não tem esse luxo. Então continue tentando e tenha sucesso!”
Na segunda-feira, o foguete estava se preparando para o lançamento quando uma rachadura foi detectada.
A situação piorou, no entanto, quando houve um problema com o motor três, quando eles não conseguiram diminuir a temperatura, apesar de desviar mais líquido de arrefecimento através dele.
O atraso durou quase uma hora antes de ser finalmente eliminado.
A NASA fez o anúncio por volta das 13h33, horário local – quando a nave espacial deveria decolar.