A falsa médica Leiliana Cerqueira Vidal foi presa em agosto deste ano em uma unidade de saúde da cidade de Tanhaçu na Bahia conforme registros policiais. A notícia, inicialmente chegou a ser desmentida por políticos para esconder problemas no sistema de saúde da cidade, porém o fato é verdadeira. Além de Tanhaçu, a impostora também foi detida em Brumado, onde tentava atuar como ginecologista.
Na última sexta-feira (10), Leiliana foi novamente capturada, desta vez em Vitória da Conquista, onde exercia a função de pediatra em uma clínica particular, atendendo cerca de 200 crianças. Surpreendentemente, a falsa médica, na verdade, é uma enfermeira que se passava por profissional da Medicina.
Descobriu-se que ela usava o registro de outra profissional devidamente cadastrada no conselho regional de Medicina da Bahia. Para escapar das autoridades, Leiliana forjou sua própria morte em setembro deste ano, apresentando uma certidão de óbito fictícia que indicava morte por “AVC hemorrágico, hipertensão arterial e parestesia total”. A prisão, inicialmente em flagrante, foi convertida em preventiva no sábado (11).