Na manhã desta quarta-feira, a Operação Tentáculos, deflagrada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin) por meio da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coopin/Itapetinga), alcançou quatro indivíduos ligados ao tráfico de drogas e homicídios nos municípios de Itapetinga, Itambé, Iguaí, Ibicuí e Nova Canaã, na Bahia. Durante a operação, dois deles tiveram seus mandados de prisão cumpridos, enquanto os outros dois resistiram à prisão, sendo alvejados. Infelizmente, eles não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito após serem encaminhados ao hospital.
Além das prisões e confronto, a ação policial já resultou na apreensão de quatro armas, incluindo uma pistola calibre .45 das Forças de Segurança da Argentina. Também foram encontrados 25 quilos de explosivos, suspeitos de serem utilizados em roubos a instituições financeiras, e 10 kg de maconha, cocaína e crack.
De acordo com o coordenador da 21ª Coorpin, delegado Antônio Roberto, todos os alvos localizados são considerados sensíveis. A investigação, que durou oito meses, conseguiu obter informações sobre os principais mandantes de homicídios na região, bem como traficantes de drogas. O delegado ressaltou que as diligências estão apenas começando, e ao longo do dia o foco das autoridades será localizar o maior número possível de criminosos.
Além do Depin e da 21ª Coorpin, a Operação Tentáculos conta com a participação do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e das Coordenadorias Regionais de Vitória da Conquista, Itabuna, Itapetinga, Brumado, Jequié e Guanambi. Também estão envolvidos na ação a Coordenação de Operações Especiais (COE), o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) e a Rondesp Sudoeste, que oferecem apoio operacional.
Adicionalmente, foram cumpridos mandados de prisão dentro do presídio de segurança máxima de Serrinha, após a investigação apontar que dois detentos estariam agindo como mandantes de homicídios ocorridos em Iguaí e Ibicuí. A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) está colaborando com a operação.