Uma das grandes vantagens do verão é toda a energia que o clima quente proporciona e o desejo que é despertado em busca de aventuras. A estação mais quente do ano, apesar do período de chuvas, nos instiga a buscar paisagens naturais e refrescantes.
Aproveitando as belezas naturais e tropicais do nosso país, é comum que o destino certeiro costumeiramente sejam as praias. Mas temos à nossa disposição paisagens montanhosas, serras, florestas e também cidades históricas, portanto há muito a se fazer.
Somado ao espírito de liberdade que o verão nos provoca, podemos nos aventurar em uma viagem de carro, conhecidas como roadtrip.
A liberdade que se têm com a possibilidade de viajar com seu próprio veículo, sem ficar presos a horários de embarque e a autonomia que podemos ter caso exista um desvio de rota, torna toda a experiência única.
E no Brasil, as diferentes possibilidades que se apresentam, tornam as viagens inesquecíveis.
Estrada Rio – Santos
Nosso primeiro roteiro une cenários naturais estonteantes e uma cidade histórica que é conhecida por ser patrimônio da humanidade. A estrada Rio-Santos, com seus 550 km, pega da região centro-norte do litoral paulista e da região sul do litoral carioca.
Ela cobre praias famosas como Riviera de São Lourenço, Guarujá, São Sebastião, Ilhabela, Maresias, Paraty e Angra dos Reis.
A viagem por essa região é ricamente adornada por belezas naturais proporcionadas tanto pelo litoral, como por toda a Serra do mar.
Praias de águas claras, campings e cachoeiras são algumas das opções de lazer da região.
Começando o passeio pelo litoral paulista temos a Estrada Velha de Santos, um dos principais passeios de ecoturismo da região. São 9 km de caminhada onde é possível se deleitar com toda a natureza envolta e os mirantes que proporcionam visões encantadoras.
Em Santos ainda é possível dar uma volta pela cidade, conhecer o Museu do Café e subir de bondinho o monte de Mont Serrat e ter uma visão de 360° da cidade, além de parte dos municípios de São Vicente, Cubatão e Guarujá. Em São Sebastião, temos a praia de Maresias, que é conhecida pela grande atividade de surfe, mas não se limita a isso.
É possível fazer um passeio chamado Biketour 360°, que permeia o bairro de Maresias, passando inclusive por parte do Parque Estadual da Serra do Mar, com direito a banhos em piscinas naturais, como o Canto do Moço e o Poço do Caetano.
Já do lado do litoral carioca damos de cara com a cidade de Paraty. O charme da cidade histórica encanta a todos. Além disso, são mais de 120 praias, com águas claras onde é possível ver os peixes.
Na cidade ainda tem muitas cachoeiras a disposição para diminuir o calor. Elas se encontram na beira do Caminho do Ouro, onde é possível também praticar arvorismo, rapel e tirolesa.
Em seguida, temos Angra dos Reis que é um dos delírios naturais, com mais de 300 ilhas. Esse paraíso é procurado por diversos apaixonados pela natureza e por esportes.
É possível encontrar praias de águas calminhas como na praia Lagoa Azul, onde a prática de mergulho é comum. Também pode se jogar nas ondas e surfar na Praia de Lopes Mendes.
Ainda é possível realizar diversas trilhas, com todos os níveis de dificuldade a disposição. Desde caminhadas de 1h, como a caminhada até a cachoeira do Bracuí, onde chegamos ao
topo desta, como a subida ao Pico do Frade, que leva mais de 7h e é necessário um guia.
Estrada Real
Um segundo destino que é um dos delírios daqueles que viajam de carro é a Estrada Real, que corta parte do estado do Rio de Janeiro e São Paulo, mas tem sua maior parte em Minas Gerais.
As cidades que fazem parte do roteiro são muito conhecidas pelo turismo histórico, devido aos marcos arquitetônicos, como Ouro Preto e Tiradentes. Mas também é possível aproveitar muito a região com passeios de tirar o fôlego.
Existem 4 roteiros, sendo um deles o Caminho Velho. Neste são aproximadamente 710 km e a viagem vai de Ouro Preto e termina em Paraty. Esse roteiro atravessa cerca de 26 cidades.
Logo na cidade de Ouro Preto é possível conhecer a Floresta de Uaimii, esta é uma região remanescente de Mata Atlântica, com quedas d’água e diversas atividades como rapel, caminhadas e até visitas a grutas e cânions.
Seguindo em frente no percurso chegamos a Carrancas. A cidade é famosa pelas mais de 80 cachoeiras e tem se destacado no ecoturismo, com diversas atividades que incluem montanhismo e até um escorregador natural, que fica dentro do Complexo Zilda.
Ainda em Minas Gerais, diversas cidades apresentam muita cultura e passeios cheios de aventura.
No trecho de São Paulo temos a cidade de Cunha, que também possui suas belezas naturais.
A cidade do Vale do Paraíba, que é ponto de encontro entre as Serras do Mar, Bocaina e da Mantiqueira.
Além de diversas cachoeiras, a cidade possui um lavandário, que encanta a todos pelos campos lilases de lavanda. Uma das atividades mais interessantes é a subida da Pedra da Macela, onde o mirante proporciona uma visão de tirar o fôlego do litoral carioca.
Prontos para viajar
Com roteiros em mãos fica muito mais fácil saber por onde começar, mas é preciso ter atenção em todo o preparo de uma viagem de carro, principalmente estas viagens mais longas que exigem muito do veículo, pois alguns problemas podem se tornar grandes prejuízos e até acabar com a viagem.
Então ao se programar, devemos incluir, além de uma geral nas documentações, realizar toda a manutenção preventiva no carro. Este tipo de manutenção pode ser feita periodicamente no dia a dia e garante que problemas possam ser antecipados.
Conferir se o motor está ok, se os pneus estão no melhor estado e se todas as luzes tanto internas, quanto externas estão em dia, são formas de se antecipar e precaver de possíveis problemas durante as viagens.