No Dia Mundial de Luta contra a Aids/HIV, quando, em todo o país, é realizada a campanha do Dezembro Vermelho, a Prefeitura de Vitória da Conquista na Bahia por meio Centro de Atenção à Vida (Caav) Dr. David Capistrano Filho, intensifica as ações de mobilização para quebrar o preconceito e conscientizar a sociedade sobre o respeito às pessoas que vivem com a doença, além de reforçar sobre necessidade de praticar o sexo seguro.
Em Vitória da Conquista, de acordo com dados levantados pelo Caav, referência em prevenção, diagnóstico, notificação e assistência às pessoas que vivem com Aids/HIV, só em 2021 foram feitos 110 novos diagnósticos de moradores, dez deles em gestantes, e cinco delas estão sendo acompanhadas pelo Caav, que tem 1.438 pacientes ativos em tratamento antirretroviral (TARV).
VEJA TAMBÉM:
- Cartão de crédito sem anuidade, sem comprovante de renda e sem burocracia
- Serasa oferece até 90% de desconto para negociar dívidas e limpar nome
- Conquista: gemidos de mulher durante o se** incomoda vizinhos no bairro morada nova, veja o vídeo
- Conquista: Homem foi reclamar de casal que tava fazer se** em rua do bairro paronama e o caso virou briga
- Viralizou: Vídeo mostra mulher sendo agredida após sair com o marido da amiga
- Vídeo: Casal fica ileso após atropelar cavalo; com o impacto o animal foi parar dentro do veículo
“Isso justifica o trabalho de intensificação das testagem das equipes de saúde do município. Mas os números estão crescendo, isso é preocupante, porque a pandemia acabou deixando um pouco de lado a prevenção das ISTs. As pessoas tem procurado o serviço, mas muitas podem ainda desconhecer o seu estado sorológico, por isso é importante se testar”, explicou a coordenadora do Caav, Riviane Santana. FONTE: PMVC