O tesoureiro da prefeitura do município de Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte do Rio Grande, desviou R $8 milhões para a conta pessoal dele para investir na bolsa de valores.
De acordo com o tesoureiro, Simão Justo dos Santos, de 38 anos, o objetivo dele era investir o dinheiro na bolsa de valores e assim que ele obtivesse lucro, ele devolveria o dinheiro para o cofre público da prefeitura. Porém o que aconteceu foi o inverso e ele perdeu todo dinheiro investido.
De acordo com a prefeitura, a maior parte do dinheiro roubado ocorreu nas áreas da saúde, educação e fundo de previdência dos empregados da prefeitura.
O funcionário tinha várias senhas com as quais realizava as transferências que chegavam a R $150 mil cada. Ele também maquiava as prestações de contas. O alerta do roubo foi feito pelo gerente de um banco, que estranhou a grande movimentação de dinheiro através de TED para a conta do funcionário e comunicou ao prefeito do município.
“Ele era conhecido de todos, e ele era visto como pessoa de bem. É um guri que se criou com a gente ai, está há 12, 13 anos na tesouraria”, diz o prefeito.