Um homem foi preso em flagrante após beijar uma mulher à força durante uma festa de micareta em Feira de Santana, na Bahia, no último sábado (22). O crime aconteceu dentro de um dos camarotes do circuito Maneca Ferreira e foi denunciado por duas vítimas que relataram terem sido tocadas pelo homem sem consentimento.
A polícia foi acionada após o crime e o agressor foi detido e levado para o Posto de Serviço Especializado de Respeito a Grupos de Pessoas Vulneráveis e Vítimas de Intolerância e Racismo (Servvir), onde foi autuado pelo crime de importunação sexual.
Vale ressaltar que qualquer mulher que se sinta vítima de importunação pode acionar a polícia para que as medidas legais sejam tomadas. Não é necessário nenhum tipo de testemunha, a palavra da mulher vale por si só.
Além deste crime, o homem já possui passagem pela polícia por violência doméstica contra uma ex-companheira. Isso mostra como é essencial que as vítimas denunciem agressores para que possam ser punidos por seus atos e não continuem a cometer crimes.
O comportamento do agressor configura uma violação grave dos direitos das mulheres e um crime punível por lei. A importunação sexual é considerada crime desde setembro de 2018, com pena de um a cinco anos de prisão. As mulheres têm o direito de viver sem medo de sofrer esse tipo de violência e é dever da sociedade garantir esse direito.