Ao caminhar por qualquer loja que venda roupas íntimas, você notará um recurso de design comum que a maioria das calcinhas compartilha. E isso é um pequeno laço na frente no topo.
Muitas mulheres certamente não prestarão muita atenção a esse laço, já que estão tão acostumadas a vê-los – mas eles são úteis ao decidir em que lado vestir sua calcinha.
Mas acontece que há mais no pequeno laço do que você poderia ter pensado inicialmente.
A pergunta é: “Por que tantas calcinhas têm aquele lacinho no centro da frente? De onde veio a tradição?”
A resposta mais comum foi que nos tempos antigos o laço impedia que a calcinha caísse, pois o elástico ainda não havia sido inventado – mas hoje também permanece nas calcinhas por razões estéticas.
Uma pessoa disse: “Agora? Porque é fofo, é feminino, evoca inocência e torna muito fácil dizer qual lado é a frente ao se vestir às pressas no escuro
“Quanto às raízes da tradição? Vem dos dias pré-elásticos, quando suas roupas íntimas eram mantidas no lugar por um pedaço de fita enfiado ao redor da calcinha e amarrado com um laço.
“O pequeno laço é onde você amarrou a fita e, claro, está na frente porque é o lugar mais fácil para fazer algo assim.”
Como você pode esperar, o laço também tem sido usado para distinguir a frente e a parte de trás das roupas íntimas há anos.
Séculos atrás, antes da eletricidade, muitas mulheres tinham que se levantar antes do amanhecer e se vestir no escuro – ou à luz de velas.
O laço tornou mais fácil colocá-los com pouca luz para ver e ainda hoje.