Vídeo mostra Afegãos desesperados para entrar em avião para fugir de ataque do Taleban

afegãos são atropelados por rodas de avião em tentativa desesperada de entrar nele para fugir do Taleban (Foto: Reprodução)

Multidões de afegãos desesperados para fugir do Taleban foram filmados com jatos perseguidos na pista, alguns até mesmo agarrados às rodas de um avião militar dos EUA.

Vídeo angustiante também mostrou clandestinos desesperados mergulhando para a morte de um avião que deixava a capital Cabul.

A cena horrível se desenrolou quando uma grande multidão se reuniu na pista do aeroporto em uma tentativa desesperada para embarcar em aviões e escapar de um Afeganistão governado pelo Taleban.

Relatórios dizem que vários homens se agarraram ao volante de um C-17 dos EUA em meio ao avanço do Taleban em todo o país para assumir o controle após o êxodo das tropas americanas e britânicas.

Aparece um vídeo que mostra duas pessoas caindo da aeronave logo após a decolagem.

As imagens mostradas no Afeganistão mostram um corpo caído no chão, alegando ser um dos que morreram.

Uma agência de notícias de Cabul relatou: “Moradores próximos ao aeroporto de Cabul afirmam que três jovens que se seguravam fortemente nas rodas de um avião caíram em cima das casas das pessoas.

“Um dos moradores confirmou isso e disse que a queda dessas pessoas fez um barulho alto e assustador.”

Uma reportagem posterior disse que “o vídeo mostra um voo do aeroporto de Cabul onde duas pessoas são atiradas de um avião para as casas das pessoas”.

Ele aconteceu em meio a cenas angustiantes no aeroporto de Cabul, onde centenas de afegãos se reuniram na pista em uma tentativa desesperada de embarcar em voos para fora do país e escapar do domínio do Taleban.

Um vídeo mostrou uma multidão correndo ao lado de um avião militar dos EUA em taxiamento, com várias pessoas agarradas a suas rodas.

Pelo menos cinco pessoas foram mortas durante o caos na segunda-feira, disseram testemunhas à Reuters, embora as autoridades não tenham confirmado como foram mortas.

Três corpos puderam ser vistos no chão perto do que parecia ser uma entrada lateral de um aeroporto, em vídeo postado nas redes sociais.

Uma autoridade americana disse antes que as tropas dispararam para o ar para dissuadir as pessoas que tentavam entrar à força em um vôo militar que deveria tirar diplomatas americanos e funcionários da embaixada da cidade destruída.

Soldados americanos tomaram o controle do aeroporto e do controle de tráfego aéreo quando o pessoal americano e aliado foram evacuados da capital, que havia sido confiscada pelo Taleban.

O presidente Ashraf Ghani fugiu do país no domingo, quando os islâmicos entraram em Cabul praticamente sem oposição, dizendo que queria evitar derramamento de sangue.

As tropas britânicas estão correndo contra o relógio para tirar os cidadãos britânicos restantes e seus aliados locais do Afeganistão após a queda dramática do governo do país, apoiado pelo Ocidente.

Acredita-se que cerca de 4.000 cidadãos britânicos e afegãos qualificados estejam na cidade e precisem ser evacuados.

O primeiro vôo de cidadãos britânicos e funcionários da embaixada chegou à RAF Brize Norton em Oxfordshire na noite de domingo, confirmou o Ministério da Defesa.

O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, admitiu que “algumas pessoas não vão voltar” do Afeganistão enquanto uma luta desesperada para tirar cidadãos britânicos e aliados locais do país continuava.

Wallace, que anteriormente serviu na Guarda Escocesa, pareceu engasgar ao aparecer na estação de rádio LBC na manhã de segunda-feira enquanto falava sobre o esforço de evacuação do país, que caiu para o Taleban após a retirada das tropas ocidentais.

Mas emocionando-se ao falar com a LBC, Wallace disse lamentar que “algumas pessoas não voltem”.

Ele disse: “É uma parte muito profunda do meu arrependimento … olhe, algumas pessoas não vão voltar. Algumas pessoas não vão voltar e teremos que fazer o nosso melhor em terceiros países para processar essas pessoas. ”

Questionado sobre por que ele sentia a situação “tão pessoalmente”, o Sr. Wallace respondeu: “Porque eu sou um soldado … porque é triste e o Ocidente fez o que fez, temos que fazer o nosso melhor para tirar as pessoas e apoiar nossos obrigações e 20 anos de sacrifício é o que é. ”

Leave a Reply