
É uma característica que muitas mulheres acham atraente, mas se seu parceiro tiver uma voz profunda, é mais provável que ele traia você. Pesquisadores da Southwest University em Chongqing, China, afirmam que o tom da voz de um homem pode ser usado para prever a intenção de infidelidade.
No estudo, a equipe estudou 116 alunos do sexo masculino e 145 do sexo feminino com relacionamentos relativamente curtos.
Os participantes foram gravados dizendo as mesmas frases, permitindo aos pesquisadores avaliar a profundidade de sua voz.
Eles também foram questionados sobre a probabilidade de trapacearem em um relacionamento.
Uma análise dos resultados revelou que os homens com voz grave eram os mais propensos a trapacear.
No entanto, o tom de voz de uma mulher não estava relacionado à probabilidade de ela ser infiel.
Em seu estudo, publicado na revista Personality and Individual Differences , os pesquisadores, liderados por Jing Zhang, disseram: “Nossas descobertas demonstraram que os homens masculinos são mais propensos a se envolver em infidelidade e se comprometer menos com seus relacionamentos românticos em comparação com os homens femininos. No entanto, este efeito não existia nas mulheres ”.
Embora a razão para isso permaneça obscura, os pesquisadores têm várias teorias possíveis.
Eles acrescentaram: “Esse resultado pode sugerir que as vozes masculinas e o desenvolvimento da infidelidade nos homens têm a mesma base biológica, ou seja, são influenciados pelos níveis de testosterona.
“Outra razão provável pela qual homens com vozes masculinas têm uma intenção mais forte de cometer infidelidade e atitudes positivas em relação à infidelidade é o aumento do acesso aos companheiros.
“As vozes masculinas entre os homens estão significativamente associadas à saúde de longo prazo e ao domínio social, e são mais propensas a serem percebidas como alcançando posições sociais mais elevadas, todas valiosas para as mulheres durante a história evolutiva.
“Diante disso, a relação entre as características vocais dos homens e as intenções de infidelidade é mais provável de ser mediada por maior acesso às mulheres. É necessário que estudos futuros explorem essa relação. ”