O homem de 42 anos é o quarto caso confirmado na Mongólia, e o surto levou a um programa de vacinação em massa em partes vizinhas da Rússia

Uma quarta pessoa morreu de peste bubônica na Mongólia, o que levou a Rússia a vacinar milhares contra a doença. O homem de 42 anos, da província de Khovd, morreu depois de comprar dois roedores de marmota infectados que são considerados uma iguaria alimentar, de acordo com relatórios.
Seu distrito de Jargalant foi isolado e confinado por causa da morte. Como resultado, a Rússia iniciou um programa de vacinação contra a peste em meio a temores de que as pulgas estejam espalhando a Peste Negra da Mongólia e da China.

Cerca de 2.500 adultos e 623 crianças foram vacinados apenas em um distrito da montanhosa República de Tuva, na Sibéria – um dos locais favoritos de Vladimir Putin.
Uma enorme campanha de desinfecção foi realizada para matar pulgas infectadas por pulverização em uma grande área perto de aldeias remotas, foi anunciado.
“Uma ampla distribuição do patógeno da peste foi revelada nos distritos de Ovyursky e Mongun-Taiginsky com uma área total de 340,1 quilômetros quadrados (131 milhas quadradas)”, disse Rospotrebnadzor, o cão de guarda da saúde da Rússia.

Em uma área, oito campos de pastores com 51 pessoas, incluindo 16 crianças, foram considerados em sério risco de infecção.
“No distrito de Ovyursky, a área perigosa é o assentamento Khandagayty com uma população de mais de 3.000.
“Aqui, com urgência, funcionários do esquadrão epidemiológico realizaram desinfecção de barreira, tratando 4.000 hectares ao redor da aldeia de portadores de peste.”

Os 2.500 adultos e 623 crianças foram vacinados no distrito de Ovyursky, onde uma dúzia de médicos foram destacados para enfrentar a crise, viajando para as montanhas para aplicar injeções.
Isso ocorreu quando Putin anunciou que a Rússia havia registrado uma vacina para combater o coronavírus .
A ação de vacinação contra a peste bubônica na Rússia segue duas mortes por peste bubônica na Mongólia Interior da China.

Duas aldeias foram fechadas na província.
Mais cedo, um menino de 15 anos morreu da Peste Negra na Mongólia e dois irmãos foram infectados em outro surto. A peste bubônica é uma doença bacteriana transmitida por pulgas que vivem em roedores selvagens, como as marmotas. Mata em menos de 24 horas se não for tratada imediatamente. Até 200 milhões de pessoas foram mortas pela Peste Negra – peste bubônica – no século 14.