Vídeo mostra policial ajoelhado em pescoço de Homem negro no Reino Unido em caso ‘idêntico’ ao assassinato de George Floyd, diz advogado

Marcus Coutain, 48, apareceu no Tribunal de Magistrados de Highbury Corner no sábado pela manhã, após sua prisão

Um homem negro que foi detido enquanto um policial se ajoelhava no pescoço dele durante uma prisão compareceu no tribunal. Marcus Coutain, 48, apareceu no Tribunal de Magistrados de Highbury Corner no sábado pela manhã acusado de possuir uma faca em público.

Durante uma breve audiência no sábado à tarde, Coutain indicou uma alegação de não culpado. Seu advogado, Timur Rustem, disse que o caso “reflete quase o mesmo que aconteceu com George Floyd ” nos EUA e disse que seu cliente estava com a faca para consertar sua bicicleta.

A justiça está investigando a maneira da prisão em Islington, no norte de Londres, na noite de quinta-feira, o que resultou na suspensão de um policial da Polícia Metropolitana e outro em tarefas restritas.

Momento da prisão conturbada (Imagem: Twitter)

O chefe de polícia Sir Steve House, vice-comissário, descreveu as imagens como “extremamente perturbadoras” e disse que “algumas das técnicas utilizadas me causam grande preocupação – elas não são ensinadas no treinamento da polícia”.

A Scotland Yard pediu que a justiça investigasse as imagens que mostravam o policial ajoelhado no pescoço do homem.

Um oficial foi suspenso e outro removido do serviço operacional.

A polícia foi chamada para uma luta em Isledon Road, Islington, norte de Londres, por volta das 18h30 na quinta-feira. O Met disse que um vídeo mostrando parte do incidente “parece muito preocupante” e o encaminhou ao Escritório Independente de Conduta Policial (IOPC).

Filmagens postadas na mídia social na noite de quinta-feira mostram dois policiais segurando um homem algemado, que é preto, na calçada em Isledon Road.

No início do clipe de dois minutos e 20 segundos, um dos policiais parece estar usando o joelho para controlar o suspeito e com a mão na cabeça.

O homem que luta no chão pode ser ouvido gritando: “Saia de cima de mim … saia do meu pescoço, não fiz nada de errado, saia do meu pescoço”.

Um dos policiais é ouvido e pergunta: “Você vai se comportar?” antes de dizer para ele “Fique abaixado”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *