Médicos alertam sobre ‘aumento preocupante’ de doença cerebral rara ligada ao coronavírus

Mas pesquisadores da University College, em Londres, disseram que houve um “aumento preocupante” de uma inflamação cerebral rara entre adultos durante a pandemia de coronavírus.

Uma inflamação cerebral rara que geralmente é desencadeada por infecções virais parece estar aumentando em prevalência devido à pandemia do Covid-19, disseram os cientistas (Imagem: Getty)

Uma inflamação cerebral rara que geralmente é desencadeada por infecções virais parece estar aumentando em prevalência devido à pandemia do Covid-19 , disseram os cientistas.

A encefalomielite disseminada aguda (ADEM) afeta o cérebro e a medula espinhal e é normalmente observada em crianças.

Freqüentemente resulta de uma infecção menor, como células imunes ativadoras do frio, para atacar o revestimento protetor de gordura que cobre os nervos.

Mas pesquisadores da University College London disseram que houve um “aumento preocupante” no ADEM entre adultos durante a pandemia.

Com base em suas descobertas, publicadas na revista Brain, os pesquisadores dizem que os médicos precisam estar cientes dos possíveis efeitos neurológicos para fazer um diagnóstico precoce e melhorar os resultados dos pacientes.

Michael Zandi, do UCL Queen Square Institute of Neurology e University College London Hospitals, NHS Foundation Trust, autor sênior do estudo, disse: “Identificamos um número maior do que o esperado de pessoas com condições neurológicas, como inflamação no cérebro, que nem sempre se correlacionou com a gravidade dos sintomas respiratórios.

“Devemos estar atentos e atentar para essas complicações em pessoas que tiveram o Covid-19”.

Ele disse que continua sendo “se veremos uma epidemia em larga escala de danos cerebrais ligados à pandemia”.

Os pesquisadores também descobriram outras complicações neurobiológicas, como delírio, derrame e danos nos nervos, associadas à doença.

Segundo a equipe, alguns dos 43 pacientes estudados não apresentaram sintomas respiratórios.

Esses pacientes, que confirmaram ou suspeitaram de Covid-19, tinham idades entre 16 e 85 anos e foram tratados no Hospital Nacional de Neurologia e Neurocirurgia, UCLH.

Os pesquisadores identificaram 10 casos de disfunção cerebral temporária com delirium, oito casos de derrames e outros oito com danos nos nervos.

Houve também 12 casos de inflamação cerebral, nove dos quais foram diagnosticados com o ADEM.

O Sars-CoV-2, o vírus que causa a doença Covid-19, não foi detectado no cérebro e no fluido espinhal de nenhum dos pacientes testados, disseram os pesquisadores.

Eles acrescentaram que a equipe também encontrou evidências de inflamação cerebral causada por uma resposta imune à doença “, sugerindo que algumas complicações neurológicas do Covid-19 podem vir da resposta imune e não do próprio vírus”.

Os pesquisadores disseram que são necessários mais estudos para identificar por que alguns pacientes do Covid-19 estão desenvolvendo complicações neurológicas.

Ross Paterson, do UCL Queen Square Institute of Neurology, e primeiro autor do estudo, disse: “Como a doença existe há apenas alguns meses, talvez ainda não saibamos qual o dano a longo prazo Covid-19. pode causar.

“Os médicos precisam estar cientes dos possíveis efeitos neurológicos, pois o diagnóstico precoce pode melhorar os resultados dos pacientes.

“As pessoas que se recuperam do vírus devem procurar aconselhamento profissional de saúde se tiverem sintomas neurológicos”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *