A foto deslumbrante foi tirada pelo fotógrafo Stephane Vetter e foi apresentada como Imagem do Dia em Astronomia da NASA

À primeira vista, nesta foto, você seria perdoado por confundi-la com uma queima de fogos no céu noturno. Mas os ” fogos de artifício ” na imagem são na verdade raios vermelhos – grandes mas fracos flashes de luz que aparecem diretamente acima de um sistema ativo de trovoada.
A foto impressionante foi tirada pelo fotógrafo Stephane Vetter e foi apresentada como Imagem do Dia em Astronomia da NASA .
A NASA explicou: “Uma câmera de vídeo sensível em um cume das montanhas Vosges na França capturou esses fogos de artifício surpreendentes acima de um horizonte distante em 26 de junho.
“Gerados por tempestades intensas, a cerca de 260 quilômetros de distância, os breves e misteriosos flashes passaram a ser conhecidos como sprites vermelhos.
“Os eventos luminosos transitórios são causados por falhas elétricas em altitudes de 50 a 100 quilômetros.

“Isso os coloca na mesophere, a camada mais fria da atmosfera do planeta Terra”.
Embora os sprites vermelhos sejam a principal característica da foto, você também notará algumas misteriosas veias prateadas de luz à direita da imagem.
A Nasa explicou: “À direita, os quadros de vídeo capturaram outra aparição de verão da meso-esfera.
“As veias prateadas da luz são nuvens polares mesosféricas. Também conhecidas como nuvens noctilucentes ou brilhantes da noite, as nuvens geladas ainda refletem a luz do sol quando o Sol está abaixo do horizonte. ”
Esta não é a primeira vez que a NASA apresenta uma foto de sprites vermelhos como sua imagem astronômica do dia.
No ano passado, a NASA revelou uma foto HD impressionante de um sprite vermelho raro, mostrando o raio em detalhes inacreditáveis.