A obstetra e ginecologista, Dra. Shree Datta, sabe que muitas mulheres se preocupam com seus corpos, por isso veio responder algumas perguntas que você tem vergonha de fazer a si mesma

Muitas mulheres desperdiçam uma quantidade preocupante de tempo e energia se preocupando com seu corpo. Normalmente eles estão se estressando com algo que é completamente normal, ou com um problema que pode ser facilmente resolvido, mas vergonha significa que estão com muito medo de perguntar.
Mas, felizmente, a Dra. Shree Datta, obstetra e ginecologista especialista em uma marca de cuidados ínti***** feminina, veio em socorro e respondeu a 10 das perguntas mais comuns.
O conselho dela agora é mais importante do que nunca, com o confinamento significa que muitos de nós não podem ir ao médico pessoalmente – presas a consultas médicas ou de ginecologia por videochamada, o que está longe de ser o ideal.
Ela cobre tudo, desde períodos pesados a raspar sua linha do biquíni, além de responder perguntas sobre os testes de banheiro e esfregaço.
Como sei se meu corrimento vag**** é normal?
Descarga é realmente um sinal muito bom de sua saúde vaginal – corrimento claro ou leitoso é completamente normal.
É necessário garantir que sua vag*** esteja saudável e limpa e mantenha o equilíbrio bacteriano sob controle. Por esse motivo, não se recomenda a ducha interna da vag****, pois isso pode realmente alterar o equilíbrio bacteriano natural que você possui na vag*****.
Usar água e sabão na pele externa é absolutamente bom.
O tipo e a quantidade de descarga que você passa podem depender de onde você está no seu ciclo menstrual – por exemplo, geralmente é mais espessa e mais gelatinosa na segunda metade do seu ciclo.
Dito isto, se você sofrer uma alteração persistente na cor, consistência ou cheiro de descarga, vale a pena ser examinado pelo seu ginecologista.
Meus períodos são super pesados, o que causa isso e como posso corrigi-lo?
Escusado será dizer que a frequência e a duração dos períodos variam de pessoa para pessoa, por isso vale a pena monitorar o que é normal para você. Faça um registro do número de produtos sanitários que você está mudando e se está vazando por eles.
Lembre-se de que o tipo de roupa sanitária que você está usando pode fazer a diferença – os copos para menstruação são ótimos para monitorar seu fluxo menstrual, por exemplo, você pode precisar de uma xícara menstrual grande para os dois primeiros dias da menstruação e menor para os outros dias .
Ter períodos longos e pesados – com inundações, coágulos ou sangramento intenso com mudanças de hora em hora ou duas a cada hora – sugeriria uma boa idéia ser examinada pelo seu ginecologista.
As coisas em que eu estaria pensando que podem estar causando períodos pesados incluem miomas e pólipos, que podem crescer em seu útero.
Às vezes, você pode estar tomando medicamentos que podem alterar o fluxo da menstruação ou ter um desequilíbrio hormonal na tireóide, portanto, essas são outras coisas que devemos verificar.
É doloroso fazer se** – por quê?
Acredite ou não, é comum encontrar se** desconfortável em algum momento e há uma lista bastante longa de possíveis causas.
Pode ser tão simples quanto fazer se** pela primeira vez com um novo parceiro, sentir-se estressado ou tentar uma nova posição.
Você pode achar que o se** é mais desconfortável em certos pontos do seu ciclo menstrual ou precisa de mais lubrificante. Problemas médicos como infecções, miomas ou endometriose também podem causar dor ao se**, por isso é importante consultar seu médico se o se** for persistentemente desconfortável.
Por que eu preciso fazer xixi com tanta frequência?
Ir ao banheiro para urinar mais de oito vezes por dia pode ser incrivelmente prejudicial ao seu estilo de vida. Primeiramente, eu daria uma olhada em quanto álcool e cafeína você ingeriu, bem como quanta água você está bebendo.
Lembre-se, se você não beber água suficiente, sua urina fica mais concentrada e isso pode irritar a bexiga, levando você a ir ao banheiro com mais frequência.
Você também pode ter uma infecção do trato urinário ou uma bexiga hiperativa.
Certos medicamentos ou condições médicas – incluindo prisão de ventre – podem afetar a frequência com que você vai ao banheiro.
Além disso, qualquer coisa que exerça pressão sobre a bexiga – um fibróide no útero ou na gravidez, por exemplo, também pode levar à micção frequente.
Depois de monitorar sua ingestão de líquidos e o número de vezes que você vai ao banheiro, é hora de consultar seu médico para investigações adicionais para descobrir a causa exata e o tratamento correto.
Você também pode se beneficiar do fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, que apoiam a bexiga, o intestino e afetam a função se*****, fazendo exercícios regularmente de Kegel.
Continuo sangrando entre meus períodos e depois do se**, o que está acontecendo?
Existem muitas razões pelas quais você pode sangrar entre os períodos menstruais ou depois do sexo, mas para ajudar a esclarecer a causa, anote quando você receber o sangramento, quão pesado ele é e quanto tempo dura em relação aos seus períodos.
Lembre-se, não é incomum sangrar se você alterou sua contracepção para uma nova pílula ou bobina e, para algumas mulheres, um leve sangramento no ponto da ovulação (no meio do ciclo) pode ser normal.
Algumas infecções se******** transmissíveis podem causar sangramento não relacionado a períodos, assim como estresse ou gravidez.
Você também pode ter algumas alterações celulares no colo do útero (colo do útero), portanto, certifique-se de ter um esfregaço atualizado.
Ao consultar o seu ginecologista, também exploraremos se você se beneficiaria de uma ecografia para procurar miomas ou pólipos no seu útero, o que pode afetar a duração, a frequência e o peso do período, além de sangrar entre os períodos.
Por que preciso fazer uma esfregaço se eu já fiz a vacinação contra o HPV?
O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção se****** transmissível comum, com mais de 100 tipos diferentes, que podem causar verrugas e câncer cervical.
A infecção pelo HPV geralmente não causa nenhum sintoma; portanto, aqueles com HPV não sabem que têm a infecção e geralmente leva de 18 a 24 meses para limpar.
O programa de vacinação, embora eficaz, não protege contra todos os fios do HPV que podem causar câncer do colo do útero e você deve concluir o curso das vacinas a tempo.
Como a vacina não protege contra todos os tipos de HPV, ainda é importante procurar esfregaços cervicais quando você atingir os 25 anos.
Lembre-se de que é gratuito e pode ajudar a detectar problemas precocemente, por isso vale a pena comparecer – geralmente você recebe um lembrete do seu médico de família a cada 3 anos até os 50 anos, após o que é a cada 5 anos.
Não menstruo há três meses, mas meu teste de gravidez é negativo – e agora?
Além de estar grávida, há muitas razões pelas quais seu período pode parar.
Sempre voltaremos a revisar seu ciclo menstrual e se eles eram regulares antes de parar.
As coisas em que pensamos quando os períodos param incluem uma mudança na contracepção hormonal – por exemplo, a bobina Mirena pode aliviar e até parar períodos para algumas mulheres – e circunstâncias estressantes da vida, como exames finais ou divórcio.
Muitas vezes, isso pode afetar seu peso, que, acredite ou não, tem um enorme impacto sobre sua menstruação.
Portanto, a perda repentina de peso, fazer muito exercício ou excesso de peso significativo podem afetar seus períodos. Problemas médicos como diabetes mal controlado ou tireóide hiperativa também podem influenciar se você faz períodos e com que frequência.
Naturalmente, sempre verificaremos seus hormônios para garantir que esse não seja o primeiro sinal da menopausa, mas ter uma menopausa precoce é incomum – apenas 1% das mulheres passa pela menopausa com menos de 40 anos.
Eu continuo tendo dores na barriga, piorando a menstruação, o que está acontecendo?
Embora não seja incomum obter dores menstruais, a dor pélvica na segunda metade do seu ciclo menstrual e os períodos dolorosos podem sugerir endometriose.
Esta é uma condição médica em que o revestimento do útero é encontrado em outro local – geralmente nos ovários e ao redor do útero, bem como dentro dele.
Não sabemos a causa exata, mas sabemos que é dependente de hormônios e ocorre em famílias.
A endometriose pode causar dores regulares, que pioram no período que antecede e durante o período menstrual.
No entanto, a dor também pode ser causada por infecção ou SII , por isso é importante consultar seu médico para garantir que o diagnóstico correto seja feito, para que possamos oferecer o tratamento correto.
Em um primeiro momento, mantenha um diário de sua dor, em relação a quando você está menstruada – se as dores não estiverem relacionadas aos seus períodos, as causas da sua dor podem incluir um cisto ovariano ou IBS.
Eu tenho ovários policísticos, isso significa que não poderei ter filhos?
É verdade que a síndrome dos ovários policísticos pode afetar períodos e, em alguns casos, sua fertilidade – mas nem sempre. A SOP é comum, afetando entre 2 a 26 mulheres a cada 100 e está relacionada ao número de folículos cheios de líquido que você tem nos ovários.
Você pode não ter sintomas mesmo se tiver SOP; itens a serem observados incluem períodos irregulares ou inexistentes, acne ou aumento de pêlos faciais ou corporais.
Estar acima do peso também pode estar associado à SOP, mas o diagnóstico depende da sua regularidade menstrual, exames de sangue e uma ultra-sonografia.
A longo prazo, a SOP pode estar relacionada a outras condições médicas, como diabetes, pressão alta e alterações no revestimento do útero, por isso é importante procurar orientação do seu ginecologista.
Devo me barbear se estiver indo a um ginecologista?
Não há necessidade de depilar ou depilar os pêlos pubianos, se você for nos visitar, podemos examiná-lo com ou sem pelos pubianos.
O único momento em que podemos considerar remover o cabelo é se estivermos realizando uma operação na pele ao redor da vag*** – e mesmo assim, apenas removeremos o cabelo na zona de operação conforme necessário.