Seis palavras que você nunca deve colocar no seu currículo, o que pode estar arruinando suas chances

O treinador de carreira e consultor de recrutamento Simon Bennett alertou os candidatos a cortar seis chavões do currículo, o que poderia estar arruinando suas chances no primeiro obstáculo.

Seis palavras que você nunca deve colocar no seu currículo, o que pode estar arruinando suas chances
As palavras-chave são usadas em excesso nas centenas de currículos que os potenciais empregadores analisam (Imagem: Getty Images)

Os candidatos a emprego podem passar horas montando um currículo e uma carta de apresentação na esperança de serem considerados para um emprego dos sonhos.

Muitas vezes, é difícil se destacar dos outros candidatos e chamar a atenção do empregador; portanto, é essencial escolher os pontos fortes, exemplos e palavras certos.

O treinador de carreira e consultor de recrutamento Simon Bennett alertou que a inclusão de chavões comuns em seu currículo pode estar arruinando suas chances de conseguir uma entrevista.

Ele disse que muitas palavras são frequentemente usadas em excesso e raramente apoiadas em exemplos concretos e, embora muitos empregadores possam estar procurando por traços positivos, qualquer um pode dizer que os possui.

“Os candidatos geralmente incluem as palavras que consideram suficientes para fazê-las parecer competentes”, disse ele. “Mas os empregadores querem ver como você incorpora essas características.”

Seis palavras que você deve cortar do seu currículo

  1. Fiel
  2. Energético
  3. Pontual
  4. Motivado
  5. Trabalha duro
  6. Jogador da equipe

Simon recomenda, em vez disso, dar exemplos das características, em vez de simplesmente afirmar que você é um funcionário leal, demonstre-o dizendo quanto tempo você ficou em uma empresa e por quê.

Você deve substituir essas chavões por ‘verbos de ação poderosos’, como ‘alcançado’ e ‘gerenciado’, dando exemplos que podem ser provados.

Você poderia dizer ‘atingi todas as minhas metas de vendas’ ou ‘gerenciei uma equipe de três’.

“Esses tipos de verbos de ação capturam a atenção e empolgam o leitor”, disse Simon. “Essas palavras ajudam a destacar suas habilidades e demonstrar o sucesso que você alcançou em trabalhos anteriores”.

Julian Williamson, diretor e fundador da The Jobseeker Agency, acrescentou que é muito melhor usar fatos e números sempre que possível e fornecer evidências de suas realizações em vez de simplesmente reivindicá-las.

Ele disse que isso ajudará o leitor a entender rapidamente suas funções e responsabilidades anteriores, acrescentando: “Isso agregará muito mais valor do que a aspersão de chavões usados ​​em seu currículo”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *