Tigre testa positivo para coronavírus com seis outros animais do zoológico mostrando sintomas

Nadia, uma tigre malaia de quatro anos de idade no zoológico do Bronx, em Nova York, testou positivo para o coronavírus Covid-19 após desenvolver tosse seca e diminuição do apetite

Um tigre fotografado no zoológico do Bronx (imagem de arquivo) (Imagem: REUTERS)

Um tigre no zoológico do Bronx, na cidade de Nova York, testou positivo para o Covid-19, informou a Wildlife Conservation Society em comunicado divulgado hoje. Seis outros tigres e leões do zoológico também estão apresentando sintomas, mas ainda não foram testados para a doença infecciosa.

Nadia, uma tigre malaia de quatro anos de idade, foi testada com “muita cautela”. Ela desenvolvera tosse seca e diminuição do apetite.

Sua irmã Azul, dois tigres de Amur e três leões africanos também estão com sintomas, mas todos os gatos, incluindo Nadia, devem se recuperar.

O zoológico do Bronx está fechado desde o mês passado (Imagem: Ingrid Richter / Flickr)

A Wildlife Conservation Society, empresa controladora do zoológico do Bronx, disse em comunicado que “medidas preventivas apropriadas estão em vigor para todos os funcionários que cuidam deles”.

Eles acrescentaram que estavam em vigor medidas para evitar uma maior exposição a outros gatos do zoológico.

“Embora eles tenham experimentado alguma diminuição no apetite, os gatos no zoológico do Bronx estão se saindo bem sob cuidados veterinários e são brilhantes, alertas e interativos com seus cuidadores”, continuou a declaração.

“Não se sabe como essa doença se desenvolverá em grandes felinos, já que espécies diferentes podem reagir de maneira diferente a novas infecções, mas continuaremos a monitorá-las de perto e a antecipar recuperações completas”.

Funcionários do zoológico acreditavam que os gatos poderiam ter sido infectados por uma pessoa que trabalhava no zoológico, que era assintomática.

O zoológico do Bronx está temporariamente fechado desde 16 de março.

Embora o tigre tenha sido o primeiro animal conhecido a testar positivo para coronavírus nos EUA, há relatos de animais pegando o vírus em outros países.

Um estudo publicado no final da semana passada descobriu que os gatos podem pegar coronavírus e infectar um ao outro, assim como seus donos.

Não foi encontrada nenhuma evidência que sugira que os felinos possam transmitir o Covid-19 para os seres humanos.

Os donos de animais preocupados com o fato de seus gatos receberem o vírus desagradável devem tentar protegê-los, disseram especialistas.

A descoberta levou os cientistas a garantir que, embora os gatos sejam suscetíveis ao vírus mortal que varre o mundo, não há razão para temer que você possa pegá-lo com seu amigo peludo.

A descoberta de que os gatos são capazes de pegar e espalhar o vírus entre si surgiu esta semana em um novo estudo da China,  relata o Guardian .

Ele levou especialistas no Reino Unido a alertar quem se auto-isolar com   sintomas de coronavírus e compartilhar sua casa com um gato deve ficar longe do animal em quarentena para protegê-lo de pegar o vírus também.

A Organização Mundial de Saúde declara em seu site que não há evidências de que um cão, gato ou qualquer animal de estimação possa transmitir o Covid-19 aos seres humanos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *