Coronavírus ‘pode ter infectado metade da população do Reino Unido’, dizem pesquisadores

O grupo de Ecologia Evolutiva das Doenças Infecciosas da Universidade de Oxford descobriu que muito mais pessoas no Reino Unido poderiam ter contraído coronavírus do que se pensava anteriormente

O coronavírus já pode ter infectado mais da metade da população do Reino Unido, dizem os pesquisadores. O professor Sunetra Gupta, da Universidade de Oxford, disse que pode significar que menos de uma em cada mil pessoas que contraem a doença precisarão de tratamento hospitalar. 

O especialista em epidemiologia teórica acrescentou que agora são necessárias pesquisas anti-corpos em larga escala para confirmar quantas pessoas foram infectadas.

Pesquisa do grupo de Ecologia Evolutiva das Doenças Infecciosas de Oxford sugere coronavírus estava se espalhando no Reino Unido em meados de janeiro.

Foi transmitido entre as pessoas por mais de um mês antes que os primeiros casos oficiais fossem registrados.

Apesar das descobertas, o professor Gupta se recusou a criticar a abordagem do governo, alegando que o distanciamento social ajudará a reduzir o estresse no NHS, à medida que menos pessoas ficarão doentes.

Isso pode desencadear um novo debate sobre a estratégia de “imunidade de rebanho” do governo, que previa uma grande proporção da população recebendo a infecção para encerrar o surto.

Sacerdote abnegado morre de coronavírus

Downing Street abandonou essa abordagem em favor do distanciamento social, depois que as preocupações sobre o NHS quebraram sob pressão.

No entanto, se a pesquisa de Oxford estiver correta, até 50% da população poderia ter pegado a doença, o que significa que o bloqueio poderia ser suspenso mais cedo do que o esperado.

Sir Patrick Vallance, principal consultor científico do governo, disse anteriormente que cerca de 60% da população precisa contratar o Covid-19 e se recuperar para que haja imunidade ao rebanho.

As universidades de Oxford, Cambridge e Kent planejam realizar testes de anticorpos ao público no final desta semana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *