Sentindo-se ansioso, cansado ou até mesmo sofrendo de dor nas articulações podem ser indicadores de que você tem uma intolerância alimentar

Sentir-se ansioso, cansado ou até mesmo sofrendo de dor nas articulações é frequentemente descartado como parte das tensões da vida moderna.
Mas eles podem ser indicadores de uma intolerância alimentar – e simplesmente cortar algo da sua dieta pode melhorar sua saúde e bem-estar.
Os especialistas agora apresentam os seis sintomas mais comuns que mostram que seu corpo está reagindo a uma determinada comida ingerida.
Muitas vezes confundida com alergias, intolerâncias alimentares são completamente diferentes.
Os sintomas podem levar até 72 horas para se apresentarem e podem variar em gravidade de pessoa para pessoa.
A Dra. Gill Hart, Bioquímica e Diretora Científica da YorkTest Laboratories, disse: “Uma intolerância alimentar pode ocorrer quando seu corpo tem problemas para digerir certos alimentos.
“Quando isso acontece ao longo do tempo, grandes partículas de proteína dos alimentos podem entrar na corrente sanguínea.
“O sistema imunológico às vezes vê essas partículas como uma ameaça e produz anticorpos para” atacá-las “.
“O sistema imunológico do seu corpo responde criando inflamação. É essa inflamação que pode desencadear sintomas que, se não forem tratados, podem se desenvolver com o tempo e causar sintomas ”.
Aqui estão seis sinais de que você pode ter uma intolerância alimentar.
1. Cansaço ou fadiga
A causa mais comum de cansaço é a falta de sono, mas a ciência mostrou que a comida e a bebida podem ter um grande impacto nos seus níveis de energia.
Dr. Hart disse: “Muitas pessoas associam intolerâncias alimentares a problemas digestivos, como inchaço e síndrome do intestino irritável (SII).
“No entanto, a fadiga e a baixa energia também são sintomas de intolerância alimentar.
“Na verdade, uma em cada cinco pessoas que foram ao teste no YorkTest no ano passado o fizeram porque estavam com cansaço”.
2. Comichão na pele ou eczema
As intolerâncias alimentares também podem contribuir para as queixas relacionadas à pele, diz o Dr. Hart.
Ela acrescentou: “Se você está experimentando crises prolongadas de coceira na pele sem uma causa óbvia, pode ser uma boa idéia olhar para a sua dieta.
“As pessoas que tendem a desenvolver eczema são categorizadas como ‘atópicas’, o que significa que elas têm um sistema imunológico hiperativo, fazendo com que a pele fique facilmente inflamada.
“Se há algo que você está comendo que está causando inflamação no corpo, existe a possibilidade de que isso possa afetar sua pele, o que significa manter uma dieta eczema-friendly pode ser fundamental na gestão de crises”.
A SII pode ser desencadeada por certos alimentos que irritam o sistema digestivo e também podem ser um sintoma de intolerância alimentar.
Dr. Hart disse: “Estudos descobriram que o intestino irritável está ligado a um intestino hipersensível e muitas pessoas encontram alívio através da eliminação de certos alimentos da sua dieta.”
Você tem dores gerais e dores que não podem ser explicadas por uma condição subjacente?
Pode ser sábio olhar para o que você está comendo.
O Dr. Hart disse: “Se você sentir dor articular geral, talvez valha a pena considerar qual parte da sua dieta tem a desempenhar, porque a intolerância alimentar pode estar contribuindo para esses problemas”.
De acordo com a Associação de Artrite , o que você come pode causar inflamação no corpo e nas articulações, o que pode levar à dor.
Eles dizem que alimentos que podem causar inflamação incluem açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans, encontradas em alimentos como pizza e queijo.
5. Ansiedade
Se você se sentir constantemente ansioso, vale a pena dar uma olhada no que você está colocando em seu corpo.
Dr. Hart disse: “A pesquisa mostrou que a inflamação gastrointestinal, um dos sintomas mais freqüentes de intolerância alimentar, é freqüentemente encontrada naqueles que apresentam sinais de depressão e ansiedade.
“A relação entre o intestino e a saúde mental é muitas vezes bidirecional.
“Isso significa que, se você estiver se sentindo deprimido, a saúde do seu sistema digestivo provavelmente sofrerá, e se você tiver problemas gastro-intestinais, a chance de sentir depressão e ansiedade aumentará.
“As reações aos alimentos variam muito de pessoa para pessoa e um ingrediente que pode causar problemas para uma pessoa pode ser bom para outra.
“Nós chamamos isso de nossa ‘impressão digital de alimentos’ pessoal, e é por isso que as intolerâncias alimentares podem ser tão difíceis de identificar sem ajuda.”
6. Enxaqueca
As enxaquecas são dores de cabeça latejantes e intensas que também podem ser acompanhadas de náuseas, vômitos e sensibilidade à luz, ruído ou cheiro.
A Universidade de York realizou uma pesquisa para entender os benefícios das dietas de eliminação com base nos resultados de um teste de intolerância alimentar.
Das 259 pessoas que relataram ter enxaquecas, 76 por cento relataram uma melhora ao remover seus alimentos “desencadeantes”.
O que você pode fazer e como você pode ser testado?
Dr. Hart disse: “As intolerâncias alimentares podem afetar muitas áreas, incluindo a digestão, a pele, os níveis de energia, a respiração, as articulações e até a saúde psicológica.
“Em nossa experiência na YorkTest, os sintomas mais comuns de intolerância alimentar variam de enxaquecas, eczema, sintomas da síndrome do intestino irritável e inchaço, dor nas articulações, asma, cansaço e ansiedade.
“O teste de intolerância alimentar não é oferecido atualmente no NHS. Em vez disso, as pessoas são encorajadas a eliminar certos alimentos um a um para identificar uma intolerância.
“No entanto, isso pode ser complicado, pois os sintomas podem não aparecer até 72 horas depois de você comer um alimento problemático.
“Na YorkTest analisamos as reações de IgG a uma ampla gama de ingredientes para alimentos e bebidas.
“Nós sempre encorajamos as pessoas que estão preocupadas com os sintomas a primeiro ver o seu médico para descartar quaisquer condições subjacentes”