Sir David Attenborough pediu o fim da queima de combustíveis fósseis

David Attenborough acredita que estamos ficando sem tempo para salvar o planeta, a menos que sejam tomadas medidas urgentes para combater o aquecimento global que ele teme que está destruindo a Terra.
Em seu mais severo aviso ainda sobre nossa futura existência, a emissora veterana se juntou a outros especialistas para pedir o fim do uso de combustíveis fósseis que bombeiam o monóxido de carbono para a atmosfera e mudam para a energia renovável.
Sir David diz: “Agora estamos enfrentando nossa maior ameaça em milhares de anos. Mudança climática . No atual ritmo de aquecimento, corremos o risco de um futuro devastador.
“A ciência agora está clara que ações urgentes são necessárias.
“O que acontece agora e nos próximos anos afetará profundamente os próximos milhares de anos.
“Nosso clima está mudando por causa de um simples fato … nosso mundo está ficando mais quente.
“Nós bombeamos tanto dióxido de carbono em nossa atmosfera que nosso mundo está agora 1C mais quente do que era em tempos pré-industriais.

“As alterações climáticas podem acabar com uma espécie inteira, 8% das espécies estão agora em risco de extinção, apenas devido às alterações climáticas.
“Com a perda dos mais pequenos organismos, desestabilizamos e arriscamos o colapso dos ecossistemas do mundo, as redes que sustentam toda a vida na Terra.
“Estamos em um ponto único na história do nosso planeta. Um em que todos nós devemos compartilhar a responsabilidade pelo futuro da vida na Terra.
“Cada um de nós tem o poder de fazer mudanças agora. Estamos ficando sem tempo, mas ainda há esperança.
“Se compreendermos melhor a ameaça que enfrentamos, mais provável é que possamos evitar um futuro tão catastrófico.”
Sir David, de 92 anos, se junta a outros especialistas em um programa de TV da BBC na quinta-feira, 18 de abril, chamado Climate Change: The Facts.
Ex-diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA, Dr. James Hansen, alertou sobre os perigos da mudança climática em 1988.
Mas ele diz que os líderes ignoraram as evidências e o tempo precioso foi perdido.
O Dr. Hansen acrescenta: “Teria sido fácil resolver o problema se começássemos a tornar os combustíveis fósseis mais caros e desenvolvermos tecnologias para substituí-los.
“Mas nós não fizemos isso. E agora há consequências.
É uma batalha difícil até hoje, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartando o aquecimento global como “uma farsa”.
A professora de ciências de Harvard, Naomi Oreskes, afirma: “As organizações que mais tinham a perder eram as empresas de combustíveis fósseis, obtendo enormes lucros.
“Eles empreenderam uma campanha conjunta para confundir a ciência e a mensagem. O ciclo de negação funcionou. E até hoje, o presidente dos EUA disse que [a mudança climática] não é verdadeira.”
Um dos lugares mais óbvios que a mudança climática está tomando é nos pólos, onde o gelo está derretendo a um ritmo alarmante e ameaçando a existência de vida selvagem, como os ursos polares.
Andrew Shepherd, cientista do clima da Universidade de Leeds, diz: “É demais para o gelo da Terra resistir. As coisas estão piores do que esperávamos.
“O manto de gelo da Groenlândia perdeu quatro trilhões de toneladas de gelo e está perdendo cinco vezes mais gelo hoje do que há 25 anos.”
Os especialistas dizem que a mudança para energias renováveis, como solar e eólica, é essencial.
E há muitas coisas que podemos fazer individualmente, como não desperdiçar alimentos, reciclar e parar de despejar plástico que possa encontrar o caminho para o mar.
No ano passado, especialistas da ONU nos deram 12 anos para impedir uma catástrofe da mudança climática. Na taxa atual, o planeta aqueceria 1,5C em 2040.
Qualquer mais quente traria tempestades, inundações, ondas de calor e secas.