Assumimos automaticamente que frutas e vegetais são bons para nós, mas eles são mesmo? Aqui está uma olhada exatamente o que está dentro de um tomate e se realmente tem algum benefício para a saúde
Membro da família dos nightshade, acredita-se que os tomates são venenosos para os seres humanos, mas hoje é amplamente aceito que eles são realmente muito saudáveis.
Nativa do oeste da América do Sul, a comida vermelha brilhante é muitas vezes confundida com um vegetal, pois é mais comumente consumida com itens salgados, mas na verdade é uma fruta.
Também conhecido como Solanum lycopersicum, tomates são cultivados e consumidos em todo o mundo e estão disponíveis para compra em supermercados e mercados de agricultores durante todo o ano.
Eles vêm em várias formas diferentes – de tomates-cereja a ameixas e bife- e podem ser consumidos de várias maneiras, inclusive crus ou cozidos, e muitas vezes são adicionados a saladas, massas, pizzas e bebidas.
Mas eles são realmente bons para você e você deve comê-los tanto quanto você?
Aqui está tudo que você precisa saber.
Quais vitaminas e minerais contêm os tomates?
De acordo com a Healthline, o tomate é uma fonte importante de licopeno, um antioxidante que dá à fruta uma cor viva.
Assim como o licopeno, eles também contêm vários outros compostos vegetais, incluindo betacaroteno, narigenina e ácido clorogênico.
Beta-catoteno é um pigmento vermelho-laranja que adiciona cor às plantas e é convertido em vitamina A, que é bom para a pele saudável e nosso sistema imunológico em níveis baixos. Em níveis mais altos, pode se tornar tóxico.
Os tomates também são preenchidos com vitaminas, como vitamina C, potássio, folato e vitamina K.
A quantidade de vitaminas encontrada em um tomate pode variar muito entre as plantas, mas o tomate de tamanho médio deve ficar em torno de 28% da dose diária recomendada de vitamina C.
Quais são os benefícios para a saúde que eles fornecem?
Por serem ricos em nutrientes, os tomates oferecem uma série de benefícios para quem os consome.
Medical News Today , explica que os benefícios variam entre tipo e tamanho de tomate, devido à quantidade de minerais e vitaminas neles – por exemplo, tomate cereja tem maior teor de betacaroteno do que os tomates regulares.
No entanto, ainda existem muitos benefícios para a saúde.
Como eles são uma boa fonte de vitamina C, o tomate pode ajudar a combater a formação de radicais livres – que são conhecidos por causar câncer.
Eles acrescentam que altos níveis de betacaroteno também ajudam a prevenir o desenvolvimento de tumores no câncer de próstata.
O licopeno também é acreditado para ajudar a prevenir o câncer de próstata.
Além de ajudar a prevenir certos tipos de câncer, acredita-se que as vitaminas ajudem a manter a pressão sanguínea saudável, a saúde do coração, a evacuação intestinal normal, a proteger os olhos, a boa saúde ocular e a produção de colágeno para saúde saudável. Pele, cabelo e unhas.
O tomate também é útil para mulheres grávidas para proteger contra defeitos do tubo neural no bebê.
Durante a gravidez, as mulheres são frequentemente aconselhadas a tomar suplementos de ácido fólico, mas os tomates são uma grande fonte natural disso.
Qual é a melhor maneira de comer tomates?
Se você estiver olhando para adicionar um pouco mais de licopeno à sua dieta, em seguida, tomate em conserva pode ser a melhor escolha sobre os novos, já que é melhor absorvido de produtos processados.
Este é o mesmo para pasta de tomate, molhos de tomate, sopas e molhos para massas.
Se você for comer tomates frescos, certifique-se de optar pelos mais vermelhos quando fizer compras, pois esses são mais propensos a ter a maior quantidade de antioxidantes.
Eles ficam melhores quando deixados à temperatura ambiente e longe da luz solar direta. Armazená-los na geladeira pode arruinar seu sabor.
Cozinhar os tomates também ajudará a liberar o licopeno e servi-los com um pouco de azeite ajudará seu corpo a absorver isso mais facilmente.
Quantos tomates você deve comer por semana?
Para fazer o tomate contar como um dos seus cinco por dia, o NHS recomenda comer um tomate médio ou sete tomates cereja como uma porção.
É completamente seguro comer uma porção de tomates todos os dias e como um bônus adicional eles são baixos em calorias e têm um alto teor de água.
Mas é importante considerar a velhice dizendo que “muito de qualquer coisa pode ser ruim”.
Continue lendo para descobrir o porquê.
Eles podem causar algum problema de saúde?
Embora os tomates tenham muitos benefícios, comer muitos deles pode causar alguns problemas.
Um deles é o refluxo ácido, informa o Food NDTV.
Tomates contêm ácido málico e ácido cítrico e consumir muito destes poderia fazer seu estômago muito ácido e causar azia ou refluxo ácido.
Portanto, recomenda-se que aqueles que sofrem de estresse digestivo ou têm doença do refluxo gastresofágico não devem comer muitos tomates.
Muitos tomates também podem levar a um acúmulo de pedras nos rins.
Isto é devido ao fato de que a fruta é rica em cálcio e oxalato, que quando em excesso é difícil de remover do corpo e começar a se depositar no corpo, causando a formação de cálculos renais.
Consumir muito licopeno também pode ser ruim para você, pois pode resultar em licopeno e descoloração da pele.
O licopeno é bom para você como regra geral, mas não em quantidades excessivas – os especialistas recomendam 22 mg por dia e existem 27 mg em duas colheres de sopa de purê de tomate.
Se isso não bastasse para afastá-lo, comer muitos tomates também pode causar diarreia – se você é intolerante a eles.
Ao longo dos anos eles também foram ligados a vários casos de Salmonela e acredita-se que o tomate tenha sido a causa de 172 doenças relacionadas a Salmonela em 18 estados dos Estados Unidos em 2006, embora outros alimentos possam estar envolvidos.